terça-feira, 18 de agosto de 2009

Francisco de Lima Cavalcanti (+15/08/2009)

“Seu Francisco de Lima Cavalcanti é um paraibano de Princesa Izabel. Tem 83 anos, é de estatura mediana, branco, usa um óculos quadrado e está sempre sorrindo enquanto conta suas aventuras. Possui a mão trêmula, denotando um desenvolvimento do Mal de Parkinson. Mas possui um aspecto geral saudável.
Seu Francisco já viajou por quase todo o Brasil. Da Paraíba foi para São Paulo, onde ficou por cinco anos. De São Paulo para Goiânia. Trabalhou na empreita de obras, mas não como pedreiro. Em seguida foi para Gurupi e Palmas no Tocantins e após isso Fortaleza no Ceará. Daí foi para o Piauí e Maranhão. Do Maranhão foi para Belém do Pará, e depois para Manaus, onde ficou apenas cinco dias. Pelo Rio Madeira foi para Rondônia, onde segundo ele, ganhou muito dinheiro. Além das empreitas de obras na cidade, também trabalhou com equipes na construção da rodovia que liga Porto Velho a Rio Branco. Chegou e comandar 303 homens. Ainda nesta atividade, foi par Rio Branco no Acre, pelos Rios Madeira e Abunã. De lá veio para o Mato Grosso. Em Poxoréu chegou a trabalhar com garimpo. Mas não teve muita sorte. Por fim, Rondonópolis.
Conta que em cada um dos lugares onde teve, arranjou duas ou três namoradas. Mas nunca casou. Tem filhos que não o procuram a mais de dez anos. Sua filha mais velha sempre ligava pra ele pedindo dinheiro. Ele sempre mandou muito mais o que ela pedia.
Ficou muito grato pela oportunidade de conversar e de ser ouvido. Em geral, segundo ele, as pessoas não tem paciência, por ele falar baixo e devagar.”
Deus, em sua misericórdia, saberá cuidar desse nosso irmão, que agora descansa em paz.


Um comentário:

  1. Seu Francisco... passou como areia entre os meus dedos e não busquei uma caixinha para colocá-lo. Infelizmente me perdi dele. Por quatro anos tentei ajudá-lo quando ele me procurava na Secretaria Municipal de Saúde.Tentei arrumar um lugar pra ele aí, mas ele nunca queria. Cheguei a participar do aniversário dele há dois anos atrás na Vila Rica!!!
    Um querido. Um idoso querido, que cruzou sua hitória em vários momentos de minha vida.
    Que Deus o ilumine! beijo Naíla

    ResponderExcluir