quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Envelhecimento do ponto de vista biológico

O envelhecimento do organismo como um todo, está relacionado com o fato de as células somáticas do corpo irem morrendo, uma após outra, e não serem substituídas por novas como acontece na juventude. O motivo é que para a substituição poder acontecer, as células somáticas têm de se ir dividindo para criarem cópias, que vão ocupar o lugar deixado vago pelas que morrem.

Em virtude das multiplas divisões celulares que a célula individual regista ao longo do tempo, para esse efeito, o telômero (extensão de DNA que serve para a sua proteção) vai diminuindo até que chega a um limite crítico de comprimento, ponto em que a célula deixa de se poder dividir, envelhece e morre com a conseqüente diminuição do número de células do organismo, das funções dos tecidos, orgãos, do próprio organismo e o aparecimento das chamadas doenças da velhice. E isso não é tudo.

Existe uma enzima natural (telomerase) em todos os organismos vivos que está encarregada de proceder à manutenção dos telômeros. Por cada divisão da célula, acrescenta a parte do telômero que se perde em virtude da mesma, de modo que o telômero não diminui e a célula pode se dividir sempre que precisar. O que acontece é que ela faz essa função unicamente nas células germinativas, fazendo com que estas sejam permanentemente jovens, independentemente do organismo ser já velho. Devia fazer o mesmo nas células somáticas do organismo, mas, isso não acontece.

As células somáticas têm o gene da telomerase, mas não a produzem, pois este não está ativado. Atualmente a ciência já consegue activar a telomerase e criar células saudáveis imortais. Revistas científicas como a Science (1998) já trouxeram artigos sobre este assunto.

Glossário

Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele;

Células germinativas são células que podem dar origem aos gâmetas, no caso dos animais, oespermatozoide e o óvulo;

Telômeros (do grego telos, final, e meros, parte) são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomas;

Telomerase é uma enzima descoberta por Elizabeth Helen Blackburn e Carol Greider em 1985, que tem como função adicionar sequências específicas e repetitivas de DNA à extremidade dos cromossomos, onde se encontra o telômero.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Como entendemos o "envelhecimento"?

O mapa acima, produzido em 2001, divide geograficamente o mundo em sete faixas etárias e nos permite ter uma idéia da idade média da pessoas que habitam o nosso planeta. O Brasil, por exemplo, é um país relativamente jovem, tendo em vista que nossa média de idade está na faixa entre 25 e 30 anos.
Vemos, entretanto, que dois fenômenos pelo menos, interferem diretamente nessa média, fazendo-a crescer: a quantidade de filhos por casal que sofreu uma drástica redução nos últimos anos e a melhoria na qualidade de vida da população de um modo geral, aumentando a expectativa de vida do brasileiro.
O envelhecimento, enquanto processo biológico natural, é alvo de constantes estudos científicos, no sentido de torná-la mais distante, principalmente para aqueles que podem pagar por isso. No ponto de vista social, aparentemente está ocorrendo bam mais cedo do que devia. Tanto nas etapas iniciais da vida, quanto nas posteriores. Vemos crianças trabalhando, se interessando por sexo, e tomando atitudes cada vez mais cedo, sem a devida formação física ou mesmo intelectual para tal. Por outro lado, pessoas com grande potencial produtivo, as vezes em seu auge, são deixados à margem nas contratações, pelo simples fato de serem "velhas".
O que há com nossa sociedade? Por qual processo tem passado ela, de forma a torná-la tão estúpida nestes pontos? Você sabe exatamente quando estará velho? Vamos discutir em alguns artigos esse assunto e trazer opiniões de especialistas a respeito. Sinta-se a vontade para fazer o seu comentário.