terça-feira, 8 de setembro de 2009

Como entendemos o "envelhecimento"?

O mapa acima, produzido em 2001, divide geograficamente o mundo em sete faixas etárias e nos permite ter uma idéia da idade média da pessoas que habitam o nosso planeta. O Brasil, por exemplo, é um país relativamente jovem, tendo em vista que nossa média de idade está na faixa entre 25 e 30 anos.
Vemos, entretanto, que dois fenômenos pelo menos, interferem diretamente nessa média, fazendo-a crescer: a quantidade de filhos por casal que sofreu uma drástica redução nos últimos anos e a melhoria na qualidade de vida da população de um modo geral, aumentando a expectativa de vida do brasileiro.
O envelhecimento, enquanto processo biológico natural, é alvo de constantes estudos científicos, no sentido de torná-la mais distante, principalmente para aqueles que podem pagar por isso. No ponto de vista social, aparentemente está ocorrendo bam mais cedo do que devia. Tanto nas etapas iniciais da vida, quanto nas posteriores. Vemos crianças trabalhando, se interessando por sexo, e tomando atitudes cada vez mais cedo, sem a devida formação física ou mesmo intelectual para tal. Por outro lado, pessoas com grande potencial produtivo, as vezes em seu auge, são deixados à margem nas contratações, pelo simples fato de serem "velhas".
O que há com nossa sociedade? Por qual processo tem passado ela, de forma a torná-la tão estúpida nestes pontos? Você sabe exatamente quando estará velho? Vamos discutir em alguns artigos esse assunto e trazer opiniões de especialistas a respeito. Sinta-se a vontade para fazer o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário